domingo, 10 de abril de 2011

Imagem Profissional

O profissional de eventos precisa se relacionar o tempo todo com as pessoas e, por isso mesmo, deve se preocupar com a imagem que transmite. É verdade que imagem não é tudo, mas, sem dúvida, comunica muito. Isto quer dizer que a aparência, expressões facial e corporal compõem uma boa parte da mensagem apresentada por alguém à outra pessoa, principalmente no primeiro encontro. Sabendo disso, passe a investir na sua imagem que, é bom lembrar, nada tem a ver com beleza, raça ou tipo físico, mas sim com a apresentação pessoal. Portanto, tome alguns cuidados no seu dia-a-dia profissional:

  • Expressão Facial - as expressões faciais denunciam quando a gente está com raiva, deprimido, feliz ou exultante. Comece a prestar mais atenção na mensagem que você transmite com tais expressões que, muitas vezes, contradizem o que você está dizendo com palavras.
  • Postura - sua postura e seus gestos mostram aos outros como você se sente, assim como a expressão  facial. Mantenha uma postura ereta, até mesmo na hora de se sentar. Cuidado com os tiques nervosos, como balançar incessantemente a perna, enrolar os cabelos, roer as unhas, pois são gestos que denunciam nervosismo ou falta de confiança
  • Voz - a voz é um fator-chave na imagem. Podemos mudar completamente o sentido do que estamos dizendo dependendo do ritmo e tom da voz
  • Comunicação - de nada adianta estar bem vestido, andar corretamente, se na hora de falar, expor suas ideias ou participar de uma reunião você comete erros de concordância verbal, usa gírias, faz interrupções para contar vantagem, entre outras gafes. Lembre-se que a boa comunicação resulta em boas relações interpessoais. Logo, podemos dizer que desenvolver habilidades de comunicação significa tornar as relações mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário