Parece fácil, mas não é, pois networking não é falar com todo mundo, estar sempre sorrindo, ter uma lista enorme de contatos. É muito mais que isso. É ter contatos profissionais, que são diferentes dos amigos pessoais. Os contatos profissionais devem ser capazes de gerar novas oportunidades, parcerias, abrir frentes de trabalho para você e os que fazem parte da sua rede, numa via de mão dupla. Se você ainda não deu a devida importância a isso, comece agora! Veja algumas dicas para construir e manter networking.
- Compareça aos eventos para os quais foi convidado - agindo assim, você estará prestigiando a pessoa que o convidou e certamente gerará oportunidades de novos convites. Lembre-se do velho ditado: "quem não é visto, não é lembrado"
- Esteja sempre com o seu cartão de visitas - ele é a expressão visual da sua identidade. Por isso, é importante no momento em que você o entrega a alguém que acabou de conhecer ou a uma pessoa que reencontrou e deseja retomar contato. É como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se à vontade para procurar você posteriormente
- Cultive a gentileza - pequenas gentilezas, como a lembrança da data do aniversário, um presente de natal, serão notadas e guardadas na memória daqueles que as receberem de você. Não lembre da sua rede de relacionamentos só na hora do sufoco, mantenha sempre contato
- A posição hierárquica é relativa - tenha sempre em mente que o assistente de hoje pode ser o presidente de uma empresa amanhã. Portanto, trate a todos com delicadeza e não despreze um contato por causa da sua posição hierárquica na empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário