segunda-feira, 4 de julho de 2011

Marketing de Eventos

Os eventos são formas de unir um determinado número de pessoas num ambiente atrativo, sociável. Como o foco de qualquer ação de marketing está centrado no cliente, o marketing de eventos tem se mostrado uma eficiente estratégia para pequenas, médias e grandes empresas. Porque aproxima o patrocinador/organizador dos seus atuais e potenciais clientes e, assim, ajuda na divulgação da marca.
Outro objetivo do evento é promover o produto ou serviço, favorecendo o seu melhor posicionamento no mercado. Fechando o ciclo, o evento contribui para o aumento das vendas. Para que isso aconteça, é necessário que o público-alvo seja claramente identificado, de modo que o evento seja adequado aos seus interesses.
Um procedimetno bastante útil para a identificação do público-alvo é a pesquisa de mercado. Realizada antes do evento, a pesquisa de mercado procura saber a importância atribuída ao evento pelo público ao qual se destina e a sua viabilidade financeira.
Eventos de grande porte costumam encomendar pesquisas a institutos especializados. Eventos menores, que não contam com recursos para pagar uma pesquisa, podem recorrer a outras fontes para uma análise do mercado: conversas com funcionários, fornecedores e clientes, órgãos governamentais, sindicatos e associações profissionais, jornais e revistas especializadas, internet, entre outras.

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