segunda-feira, 5 de março de 2012

COMO ELABORAR PROJETO DE EVENTO

O projeto é o resumo analítico da ideia do evento. É o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento do conjunto de atividades de um evento.

Componentes de um Projeto de Eventos

1- Identificação do Projeto
1.1- Título do Evento
1.2- Tema Central
1.3- Empresa Promotora
1.4- Equipe Responsável
1.5- Período de Realização
1.6- Local

2- Objetivos
É a definição dos resultados esperados com a realização do evento. Devem ser previstos instrumentos para a mensuração do alcance dos mesmos. Detalhe importante: É preciso que sejam identificados os objetivos do evento para os patrocinadores.

3- Justificativa
Deve-se explicitar o motivo pela escolha do projeto. A justificativa enfatiza a popularidade daquele tipo de evento na cidade ou região, entre outros fatores determinantes da escolha. Deve conter dados sobre a sinergia do evento com o patrocinador em termos de público, local, mix de marketing e período de realização.

4- Público-Alvo

Definição de quais empresas ou pessoas, de quais segmentos, regiões geográficas e perfis serão convidadas a participar do evento. Essa definição deve corresponder às expectativas traçadas nos objetivos.

5- Formato do Evento
- Data
- Local
- Atividades
- Programa

6- Plano de Merchandising
Discriminação de todas as peças de merchandising (bonés, camisetas, etc. com seus respectivos desenhos). No caso de faixas, letreiros, etc. deve-se identificar seus pontos na planta do local do evento.

7- Plano de Divulgação
Consiste no plano de mídia (tabela de uso dos meios de comunicação – jornal, TV, rádio, Internet) e na contratação dos serviços de assessoria de imprensa e relações públicas.

8- Plano Promocional
Compreende o elenco de ações promocionais a serem realizadas antes, durante a após o encerramento do evento (sorteios, distribuição de convites, de amostras do produto, etc.)

9-Orçamento previsto

2 comentários: