segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Eventos da Antiguidade

Os eventos sempre fizeram parte das sociedades, desde as mais antigas até as atuais. O homem sempre criou reuniões, genericamente chamadas de eventos, com a finalidade de ampliar seus relacionamentos e o convívio em família, no trabalho, na escola ou no lazer, e de quebrar a rotina dos seus afazeres cotidianos. De uma maneira geral, pode-se dizer que o evento tem uma característica básica - propiciar uma ocasião especial para o encontro de pessoas, que se reúnem com um objetivo específico.
O primeiro evento registrado na história foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados pela primeira vez em 776 a .C, em Olímpia, Grécia. Devido ao sucesso, o evento passou a ser realizado de quatro em quatro anos, durante mil anos, expandindo-se para outras cidades gregas. A mobilização das pessoas era tamanha que havia até trégua das guerras, muito comuns naquela época. Com o fim da era conhecida como Antiguidade, o evento foi suspenso até 1896, ano que marcou a primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.
O Carnaval é outro evento que surgiu na Antiguidade, em 500 a. C, com as Festas Saturnálias. Além de lazer, permitiam representações de desejos, esperanças e folclore das cidades greco-romanas. O primeiro evento com caráter informativo aconteceu em 377 aC, em Corinto, Grécia, e foi denominado Congresso. Tratava-se de uma reunião de todos os delegados das cidades gregas para discutir questões de interesse público.
Podemos dizer, assim, que a Era Antiga contribuiu para o embrião dos eventos de hoje, com a difusão do espírito de hospitalidadede organização, da necessidade da infra-estrutura logística e segurança nas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário